Ainda o encontro com o escritor António Mota na EB1, com fotografia do professor Jorge Araújo (equipa da Biblioteca da ES)
1º ciclo: salas E01, E03, E04, E06, E08, E09 e E12
sexta-feira, 24 de março de 2017
Semana da Leitura: Encontro com o Escritor António Mota
O encontro com o escritor António Mota foi muito interessante e ficará, seguramente, na memória de muitos dos nossos pequeninos. Mais uma vez, a qualidade das atividades apresentadas se deveu aos professores e alunos intervenientes. Deixo um agradecimento muito especial às professoras Graça Almeida, Alice Guedes, Rosa Lopes, Lurdes Fernandes, Sara Pereira, ao professor, José Augusto e Sousa, e à educadora Clara, responsáveis pela diversidade e qualidade das sessões apresentadas. Agradeço, igualmente, a todos os professores que acompanharam os alunos ao Cineteatro, sob condições atmosféricas nada convidativas! Agradeço o profissionalismo e empenho da educadora, Celina Rodrigues, e Sofia Ferreira, assistente operacional da BE da EB1, em todas as tarefas que lhes foram atribuídas, sobretudo, a dinamização das belas histórias de António Mota. Agradeço também à Sofia Páscoa, assistente operacional da BE da EB2, a responsabilidade e empenho na Feira de Autor, uma vez que a venda de livros da EPE, 1º e 2º Ciclos, esteve totalmente a seu cargo e pelos fantásticos ímanes entregues a todos os alunos. Agradeço o envolvimento e comportamento de todos os alunos nas atividades apresentadas pelo 1ºCiclo. Por fim, agradeço a preciosa ajuda do senhor Mário e do senhor Miguel, no Cineteatro Jaime Gralheiro,
A professora bibliotecária: Ana Braguês
REPORTAGEM FOTOGRÁFICA: Professor Paulo Lopes e Professora Lurdes Meneses
A professora bibliotecária: Ana Braguês
REPORTAGEM FOTOGRÁFICA: Professor Paulo Lopes e Professora Lurdes Meneses
Semana da Leitura: Feira do Livro
De 27 a 31 de março, realizar-se-á a Feira do Livro, na Biblioteca Escolar da EB1.
A Feira será dinamizada pela livraria Cruzeiro das Letras, de Viseu.
A comunidade escolar poderá visitá-la das 9:00h às 18:00h.
quinta-feira, 23 de março de 2017
Semana da Leitura O livro das letras
Dinamização e apresentação de O livro das letras.
Educação Pré-Escolar
Educação Pré-Escolar
segunda-feira, 20 de março de 2017
Semana da Leitura: vencedores dos concursos dinamizados na Biblioteca Escolar
Cada um dos vencedores receberá um livro oferecido pela Leya e pela Porto Editora.
- Concurso “Livro do Mês” – EB1
Dinis Fernandes Henriques- E10
Marta Almeida Figueiredo- E08
Sofia Alexandra Custódia Figueiral- E09
- Concurso “Autor do Mês”- EB1
Dinis Fernandes Henriques- E10
Luís Cardoso- E11
Gabriel Cardoso (sorteio) - E12
- Top Leitor – EB1
Helena Isabel da Gama Pinto Caloba- E08
Maria Fernandes Gomes-E05
Sara Alexandra Correia Figueiredo- E04
- Problema do Mês
Maria Figueiredo Santos- E03
Leonor Oliveira- EB1 de Vila Maior
Sofia Figueiral- E09
sexta-feira, 17 de março de 2017
terça-feira, 14 de março de 2017
quinta-feira, 2 de março de 2017
Livro do Mês de Março: "O Livro dos Provérbios 2", de António Mota
Este concurso contou, no passado mês de fevereiro, com a participação de 54 alunos da EB1.
Participa no do mês de março, até ao dia 17. No dia 23 de março serão anunciados e premiados os três vencedores deste concurso.
quarta-feira, 1 de março de 2017
António Mota - EB1
No âmbito do encontro com o escritor António Mota, e em parceria com a coordenação do projeto “Ler+ Mar”, realizaram-se sessões de dinamização do livro “A Praia dos Sonhos”, dinamizadas pela Educadora Celina e pela Assistente Operacional Sofia.
A orientação da atividade lúdica – resolução de uma ficha de leitura- ficou a cargo da Professora Bibliotecária Ana Braguês.
Agradecemos a colaboração de todos os professores titulares de turma nesta atividade.
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017
Concurso "Faça lá um poema"
O concurso Faça lá um poema, promovido pelo Plano Nacional de Leitura, contou com a participação da EB1 de Vila Maior e do 6ºF.
Os professores António Vasco Santos, Fernando Coutinho, Sara Pereira (1º Ciclo); Alcídio Faustino, Assunção Mota (2ºCiclo); Olga Fonseca e Arminda Machado (3ºCiclo) apuraram os poemas vencedores: Primavera, de Ana Gabriela Paiva (EB1 de Vila Maior) e O meu amigo gigante, de Aléxia Cardoso (6ºF, nº1).
Parabéns aos vencedores!
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017
" A Praia dos Sonhos"
Iniciou-se, hoje, a dinamização do livro "A Praia dos Sonhos", de António Mota. Os alunos foram convidados a ouvir a história e, posteriormente, a resolver uma ficha de caráter lúdico.
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017
Sessões de dinamização do livro "A Praia dos Sonhos" - António Mota
No âmbito do encontro com o escritor António Mota, far-se-ão, junto dos alunos do 1º Ciclo da EB1, sessões de dinamização do livro "A Praia dos Sonhos", em articulação com o projeto “Ler+ Mar”.
Far-se-á igualmente a Feira de Autor com a divulgação e promoção dos títulos dos livros indicados para os vários anos de escolaridade e respectivos preços (desconto de 20% - venda na BE da EB2). Cada aluno levará para casa um documento com os títulos e respectivos preços.
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017
Dinamização do livro "O coelho branco"
No dia 8 de fevereiro, as professoras Ana Braguês e Celina Rodrigues visitaram as escolas do 1ºCiclo de Pinho, Pindelo dos Milagres, Vila Maior, Oliveira e Figueiredo de Alva, para dinamizarem a história “O coelho branco”, de António Mota.
Esta bela história também foi contada aos petizes do Ensino Pré-Escolar de Pindelo dos Milagres, Vila Maior, Oliveira, Ladreda e Figueiredo de Alva.
Todos realizaram atividades lúdicas, de acordo com a sua idade: os meninos do 1ºCiclo realizaram primorosamente uma ficha de leitura e os meninos do ensino pré-escolar construíram um coelhinho em papel eva.
Em Oliveira, as professoras Ana e Celina ainda foram surpreendidas com uma lengalenga, muito bem ensaiada, extraída do livro “Os negócios do macaco”, de António Mota.
Foi um dia muito bem passado!
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017
Sessão de dinamização do livro "O coelho Branco" e Feira de Autor de António Mota
Na âmbito do encontro com o escritor António Mota, a professora bibliotecária, Ana Braguês, e a educadora, Celina Rodrigues, irão, às escolas do 1º Ciclo, fazer sessões de dinamização do livro "O Coelho Branco" e divulgar os livros do autor que estão à venda na Biblioteca Escolar da EB2.
Eis a calendarização:
Subscrever:
Mensagens (Atom)



